Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

Regional Médica se manifesta sobre tratamentos e relacionamento Médico-Paciente em tempos de Coronavírus

24/07/2020

Regional Médica se manifesta sobre tratamentos e relacionamento Médico-Paciente em tempos de Coronavírus

Desde os tempos de Hipócrates, a relação entre médico e paciente é pautada pela confiança mútua. Isso nunca mudou. E particularmente, esperamos que assim permaneça.
Recentemente o noticiário (rádio, televisão, internet, blogs) despeja sobre a sociedade informações sobre o tratamento do Coronavírus, não poucas vezes totalmente sem embasamento científico. O que vemos, infelizmente, é que se extrapolou a barreira da ciência (relatos de casos, estudos clínicos, experiência de profissionais) em favor de uma “partidarização” dos tratamentos. 
O canadense Willian Osler (1849-1919) foi um dos principais influenciadores da medicina e dizia na época: "A prática da medicina é arte baseada em ciência".
Então, o que se espera neste momento é que o paciente confie no seu médico, que estará sim comprometido em fazer o melhor por ele. Independente do tratamento aplicado (na emergência, clinicamente ou na necessidade de uma cirurgia).
Se a cura for possível, o seu médico encontrará o melhor tratamento, e se não houver tratamento, seu papel é de buscar o conforto do seu paciente até o último momento.
Você já confiou no médico no momento que escolheu o obstetra (que fez o parto dos seus filhos), no pediatra (que fez o primeiro exame) ou em qualquer outro momento da sua vida. E não seria diferente num momento de pandemia.
Os médicos estão expostos como você, muito mais expostos na verdade.
Mas eles estão lá. Para defender a nossa sociedade.
Porém, nesse momento é necessário que todos nós, como sociedade, façamos a nossa parte: usar máscara, evitar aglomerações, encontros, festas desnecessárias, lavar as mãos frequentemente, proteger os mais velhos, as pessoas com comorbidades.
Reforçando a necessidade de manter os seus tratamentos contínuos. No aparecimento de sintomas, procure o Hospital.
Parece repetitivo, mas é a única forma de combater esse vírus. Pois, até o momento, não apareceu a pílula mágica ou a vacina.
Cuide-se e faça a sua parte!

 

Dr. Daniel Meller Dal Toé
Presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera (2017-2020)
Médico Endocrinologista CRM/SC 12771 RQE 6486