Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

Regional Médica encaminha para ACM situação da Amrec sobre a Covid

01/03/2021

Regional Médica encaminha para ACM situação da Amrec sobre a Covid

Com o agravamento dos números de casos em Santa Catarina, o presidente da Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC), Dr. André De Luca, a pedido da ACM - Associação Catarinense de Medicina, encaminhou respostas aos questionamentos sobre a situação da Pandemia da Covid-19 na região da Amrec:

“Nesta segunda-feira (01/03) estamos com todos os leitos SUS de UTI ocupados e com aumento acelerado no número de novos casos e internações pela COVID, o que nos deixa extremamente apreensivos, pois muitos destes novos casos precisarão em algum momento de suporte intensivo. Na rede privada, contamos ainda com leitos, porém com a perspectiva de esgotamento em algumas semanas, mantido o ritmo de novos casos”, afirma o médico.

Segundo o presidente, a RMZC segue acompanhando a situação na região Sul de Santa Catarina, reforçando as medidas de prevenção de contágio já estabelecidas, apoiando e reconhecendo o trabalho dos gestores locais que não tem medido esforços para não deixar nenhum cidadão desassistido, porém, a população precisa colaborar.

Em pedido a Associação Catarinense de Medicina (ACM) o presidente sugere que a entidade enfatize o trabalho de inteligência associado aos dados epidemiológicos, identificando quais atividades humanas apresentam maiores riscos de contágio e de super propagadores, valorizando as medidas de prevenção praticadas pelos estabelecimentos comerciais, além de investir em medidas de mitigação de focos da doença, especialmente quando estivermos com queda no número de novos casos, pois é neste momento que tais medidas terão maior eficácia.

“Além disso, sugiro que seja revisto o método de representação de risco baseado em cores para as regiões do Estado, pois temos observado o efeito pedagógico inverso, com as pessoas se expondo mais risco de contaminação quando saímos da fase "vermelha" para "amarela" e que possamos fazer de tudo para mantermos as escolas abertas e seguras paras os alunos e professores”, pontua.

Por fim, o presidente da RMZC reforça o pedido para que a ACM continue divulgando informações à população. “Como representante máximo da medicina catarinense de boa qualidade, tem papel fundamental para a divulgação de informações precisas e inteligíveis ao público leigo, especialmente no combate constante às "fake news", em relação a automedicação com remédios sem eficácia comprovada, esclarecimentos sobre a importância do uso de máscaras, distanciamento social e às vacinas”, completa o médico.