Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

05/01/2015

Medicina catarinense se despede de João Nilson Zunino

A ACM (Associação Catarinense de Medicina) presta uma homenagem especial ao médico João Nilson Zunino, falecido no último dia 23 de dezembro, depois de mais de 40 anos de dedicação ao trabalho como patologista clínico e como empreendedor da área da saúde. Como ex-presidente da ACM foi defensor do associativismo médico em todo o estado, e como ex-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica) foi responsável por relevantes conquistas para a especialidade, com destaque para a criação e a implantação do Programa de Controle de Qualidade dos laboratórios de todo o país, beneficiando diretamente a sociedade no seu direito à assistência digna e eficiência diagnóstica.
Nascido em São João Batista, no dia 9 de abril de 1946, Zunino formou-se em medicina no ano de 1973, na Universidade Federal de Santa Catarina, onde também fez mestrado em Ciências Médicas. Era Diretor do Laboratório Médico Santa Luzia, presidiu a ACM na Gestão 1989 a 1991 e era membro titular da Academia de Medicina de Santa Catarina. Foi presidente da Unimed de Florianópolis e professor da Univali (Universidade do Vale do Itajaí). Também fez parte da diretoria da AMB (Associação Médica Brasileira), com forte atividade na Comissão de Honorários Médicos, e foi membro do CAP (College of American Pathologists). Como empreendedor, foi fundador do Laboratório Médico Santa Luzia e fez parte do grupo de profissionais que criou a Clínica Imagem, o Baía Sul Medical Center e o Hospital Baía Sul, em Florianópolis.
Entre as ações à frente da Diretoria da ACM, destacou-se a luta em defesa da descentralização administrativa da entidade, assim como uma série de inovações e avanços. Além disso, foram relevantes as ações de aproximação e fortalecimento das Regionais Médicas, com parcerias de grande importância para o associativismo médico em toda Santa Catarina.
Por tudo isso e muito mais que as palavras não conseguem traduzir, João Nilson Zunino deixa saudade e exemplo à medicina catarinense, seus familiares, colegas, incontáveis amigos e admiradores.