Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Regional Médica da Zona Carbonifera

(48) 3433-0110

Notícias e Eventos

31 de maio: Dia Mundial Sem Tabaco

31/05/2020

31 de maio: Dia Mundial Sem Tabaco

A data, criada em 1987, serve para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o responsável pelas campanhas deste dia. Por conta da pandemia de Coronavírus, o tema deste ano relaciona o tabagismo com a Covid-19.
Já reconhecido como uma doença crônica, o tabagismoé o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da Covid-19. O ato de fumar proporciona constante contato dos dedos com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaçacomo narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar podem facilitar a transmissão do Coronavírus.
Há ainda o tabagismo passivo (não fumantes que convivem com fumantes na mesma casa ou em outros ambientes), que aumenta o risco de infecções respiratórias agudas.Por esses motivos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o INCA e diversos órgãos da saúde, encorajam as pessoas a pararem de fumar para minimizar os riscos associados à pandemia de Covid-19, tanto para os fumantes quanto para as pessoas expostas ao fumo passivo.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)